Turismo Corporativo

Índice Geral


- Conceito e Aplicação;

- Agentes Realizadores;

- Agentes Intermediários;

- Beneficiados;

- Etapas do Processo;

- Entendendo o Benefício?

- Mercado x Teoria x Prática

- Tendências para a Segmentação de Mercado;

- Importância da Capacitação;

- Turismo Corporativo na sua Empresa!

- Turismo Corporativo atual – Investimento;


Turismo Corporativo: Conceito e Aplicação


A atividade do turismo Corporativo abrange o segmento de viagens a negócios empresariais, fazendo parte do turismo de Agências e/ou Operadoras de Turismo, que pode incluir os dois modelos de negócios, onde uma empresa do setor turístico inicia e intermedia o processo de viagem a negócios e a outra empresa do Trade (Operadora Turística) finaliza e concretiza o processo – chamado as empresas de Consolidadoras (GDS – Global Distribuition System). O conceito principal é entendido como sendo o Turismo de Agenciamento interligado com empresas de diversos setores, que tem a necessidade e, em seu fluxo de processos de negócios, colaboradores/profissionais, que se deslocam de um destino a outro, por diversas atividades a trabalho. Faz-se importante ter um setor do segmento de Agenciamento envolvido em sua empresa.

A empresa que enxergar essa oportunidade, além de conquistar as facilidades oriundas da implantação de um departamento responsável por essa organização de Travel Corporate, terá agilidade e otimização do tempo, é uma questão pela qual inclui a utilização das empresas de turismo, sendo interessante aproveitar a mão – de – obra preparada e especializada para o processo ter fluidez e eficácia.

A aplicação do Agenciamento para o mundo Corporativo em sua essência diz que existe dentro de uma determinada empresa, um setor responsável por fazer acontecer e se tornar real uma viagem de negócios e seus processos iniciais, intermediários e finais, onde, contamos e nos preparamos para imprevistos, o gerenciamento de crises será conceituado com maiores detalhes em outro tópico.

Agentes Realizadores

Para que o processo seja concluído com sucesso, ou seja, o começo, meio e fim das questões que envolvem uma viagem a trabalho – de negócios, deve-se observar alguns pontos importantes. O 1 ponto são os Agentes Realizadores, equipe de profissionais responsáveis por fazer acontecer (entende-se por acontecer, como: Ida e volta do colaborador/profissional, onde tudo ocorreu com sucesso.) o processo de viagem do(s) funcionários(s) da empresa.

Os Agentes Realizadores fazem parte de uma filosofia dto, existem deve uma determinada corporação, portanto, existem diversos fluxos de procedimentos para uma concretização de uma viagem de negócios, um deles e padrão podem ser:

® Agentes responsáveis por receber a solicitação dos detalhes da viagem e filtrar os pedidos, checando se está de acordo ou não com os requisitos certos para dar andamento a solicitação.

® Agentes responsáveis por dar andamento, não esquecendo as cotações de cada pedido de viagem junto ao fornecedor e incluem-se as confirmações da emissão e entrega de Voucher´s ao colaborador a qual a Agência Corporativa presta serviço.

® Agentes responsáveis por arquivar todo o conteúdo gerado pelo fluxo de documentos provenientes do processo inicial até o processo final.


Agentes Intermediários

Faz parte dos Agentes Intermediários, a equipe e/ou profissionais responsável por fechar as parcerias com os fornecedores do trade turístico, no qual, os colaboradores da empresa que possuir o Travel Corporate, usufruíram dos serviços que a viagem necessita.

Fica responsável também por fechar, confirmar as reservas e emissões, incluindo o envio dos documentos aos Agentes Realizadores, entretanto, deve-se observar o gerenciamento de crises.


Beneficiados

Os Agentes beneficiados no processo da realização de uma viagem de negócios serão sempre os maiores influenciados positivamente na concretização de sua viagem. São eles, os colaboradores das que usufruem do serviço de uma Agência de Viagem Corporativa, algumas das responsabilidades dos Colaboradores são: enviar o pedido da solicitação da sua viagem, discriminando com detalhes o que necessitam ficando disponíveis para contato com os Agentes Realizadores e arquivar as documentações, recibos gerados por todos os processos da viagem a trabalho.


Etapas do Processo

Existem processos e processos eficazes para ter uma viagem a trabalho realizada com sucesso, o que é importante ressaltar é que nos dias de hoje a otimização do tempo, o dinamismo, pró-atividade, aliada com assertividade, são essenciais para o processo e os acordos de parcerias. Vamos apresentar uma delas:

Beneficiados


Agentes Intermediários


Agentes Realizadores

· Enviar solicitação (OS) ·Responsável por fechar as parcerias ·Receber as OS´s e co-

Tipo de Serviço; e repassar para a empresa que realiza meçar a dar andamen-

Ex.: Hotel, Aéreo... a viagem. to pedido da Viagem.

·Seguir, e atentar-se a procedi - ·Confirmar as emissões e enviar os ·Faz a cotação, confir-

mentos internos Voucher´s aos Beneficiados. ma a emissão pedido

·Receber e confirmar os Voucher´s. ·Responsável pelo ge-

Arquivar todas as documentações renciamento de crises

·Segue normas/Regras

Entendendo os Benefícios?

Hoje no mercado Brasileiro a utilização do Travel Corporate é muito pouco explorado, quase não se entende os benefícios que podem ser gerados com a criação de um setor especializado desses, em uma empresa seja qual for a atuação dela no mercado de trabalho. Os benefícios são muitos, com a concorrência existente em todos os setores de atuação, o diferencial conta muito, sair na frente de seus concorrentes diretos e/ou indiretos é fundamental, o mercado/cliente exige isso – inovação e investimentos em todos os sentidos, Ex.; infraestrutura geral, mão – de – obra e em Marketing.

Os benefícios serão apresentados e logo darão resultados tangíveis intangíveis, um exemplo é quando uma empresa de Advocacia, Arquitetura e Urbanismo contrata outra empresa de consultoria para fornecer o tão sonhado ISSO de qualidade, por quê? A empresa que contrata este tipo de serviço viu no mercado ao qual faz parte uma possibilidade de crescer e avançar tendo uma maior retorno financeiro com essa implementação de novos processos e adequações de uma tendência de mercado. Ao voltar para o mercado do Travel Corporate a questão do processo não é diferente, em uma situação de orçamento doméstico difícil, em tempos de crise, uma família: A-) Paga a conta de energia ou B-) paga a conta de gás em primeiro lugar. Por essas e outras questões os empresários, professores e estudantes, profissionais do mercado de turismo devem sempre ficar em total atenção para os benefícios dessa reestruturação no ambiente de trabalho, na filosofia, missão e visão de todos os meios de atuação e setores da economia.

Outros benefícios práticos;

Agilidade nos processos da realização com sucesso da viagem a trabalho equipe de profissionais 24 horas em função de alguma urgência e atendo para que o motivo da viagem se concretize – inicio, meio e fim. Busca por ferramentas adequadas de todos os meios que correspondem a uma viagem de negócios, aproximação com os fornecedores da infraestrutura necessária para a viagem, a otimização dos processos, enfim, o profissional/executivo mais do que nunca deve ficar despreocupado com o dar certo de sua viagem a trabalho. Com um departamento em função da realização eficiente da viagem, a empresa terá um respaldo muito maior em relação a benefícios e vantagens, porque todo esse fluxo de processos gera documentação e onera tempo, sendo de responsabilidade dos profissionais especializados em fazer essa análise e fazer com que a viagem ocorra de forma assertiva.

Mercado x teoria x prática

As três questões desse tópico de discussão são muito importantes, pois são eles que determinam a atual situação e as projeções do mercado de trabalho, no curto, médio e em longo prazo. O mercado Corporativo do turismo está sempre em constante mudança, em proporções menores, se comparado ao mercado de Viagens de Lazer e Entretenimento, mas, são observadas mudanças – as quais atribuo à cultura e fluxos das próprias empresas, atualizações tecnológicas, crises.

0 views0 comments